Home   Politica Ambiental

Politica Ambiental

INTRODUÇÃO

Reconhecemos como fundamental para o desenvolvimento da nossa política ambiental, que haja um envolvimento de todos os nossos colaboradores e visitantes, adotando uma atitude ativa, responsável e de respeito absoluto pelo ambiente.

No âmbito das nossas atividades temos como responsabilidade ser pró-ativos no desenvolvimento da proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.



COMPROMISSO AMBIENTAL

A nossa política ambiental é o nosso termo de compromisso com o meio ambiente, como parte deste compromisso empenhamo-nos em:

– Melhorar continuamente o nosso desempenho ambiental

– Gerir com eficiência os resíduos provenientes da nossa atividade

– Promover a utilização racional e eficiente da energia, da água e de outros recursos naturais

– Obedecer e respeitar a legislação em vigor

– Contribuiremos com programas de sensibilização e formação ambiental junto dos nossos visitantes para os incentivar a adotar boas práticas ambientais.


ASPECTOS AMBIENTAIS

Na perspectiva de concretizar a nossa politica ambiental atuamos nas seguintes áreas:

Gestão e separação de resíduos

A forma como se efectua a separação dos resíduos é que determina a sua valorização. Existem sistemas de gestão e tratamento de resíduos sólidos urbanos distribuídos pelo nosso Pais que são responsáveis pela recolha seletiva.

Todos os nossos resíduos são devidamente separados – plásticos, cartão, papel, vidro e resíduos orgânicos.

Utilização eficiente dos recursos energéticos

A energia é essencial ao bem-estar, tanto económico como social das populações. As exigências cada vez maiores de consumo de energia, a nível mundial, obrigam à utilização crescente dos recursos energéticos, com consequências nefastas para o ambiente.



Em dias de Sol as telhas transparentes utilizadas no telhado do estábulo dos animais permitem a entrada dos raios solares no habitáculo de modo a que a temperatura se mantenha durante o dia e seja desnecessário o gasto de eletricidade (iluminação ou aquecimento do espaço).



Utilização eficiente dos recursos naturais

Sendo a água, cada vez mais, um recurso escasso no planeta, preocupamo-nos em fazer uma gestão eficiente deste precioso bem de forma a evitar desperdícios,



Aproveitamento e reutilização das águas pluviais para utilização dos nossos animais (Num dia de calor um Asinino pode beber cerca de 20 a 25 litros de água)

A água utilizada para lavagem das mãos é recolhida de uma nascente do concelho de Sintra.



Gestão de resíduos provenientes da nossa atividade

Os prejuízos ambientais causados pela falta de tratamento e manejo adequado dos resíduos da produção animal são incalculáveis.

No nosso espaço fazemos o aproveitamento dos resíduos orgânicos com interesse agrícola (estrume).



O nosso objectivo é melhorar de forma contínua o desempenho ambiental no nosso espaço e nas nossas atividades.